Tópico de discussão / comentários sobre o póster:
"As diferenças de gênero presentes em desenhos animados: um estudo descritivo".
Sem dúvida que nos caberá a nós, agentes educativos, a mudança de atitudes face a´s diferenças de género perpetradas na escola... E são, ainda, muitas! Refletindo sobre o trabalho dos piscólogos escolares há que repensar o nosso papel no snetido da articulação técnica e aconselhamneo de docentes ao nível da suas construções de materais, fichas de trabalhos e escolha de literatura infantil!
Achei muito interessante esse trabalho/pesquisa. Como aluna do curso de pedagogia e também como mãe, tenho procurado observar mais e melhor determinados comportamentos por parte das crianças e adolescentes, e percebo uma diferença siginificativa entre as que tem livre acesso as mídas de qualquer tipo (desenhos, novelas, filmes, etc) e as que são direcionadas para assistirem outras mais condizentes com o que se busca dentro desse tema, ou seja, desenhos e programas onde as figuras femininas e masculinas são tratadas com igualdade.
Como professora e mãe, lamento que os desenhos animados atuais, na sua maioria, estejam desprovidos de uma função pedagógica e/ou de educação para os valores. Os desenhos animados preferidos pelo género masculino (sou mãe de 3 rapazes) baseiam-se em confrontos, combates e falta-lhes argumento, história. Estou-me a lembrar do Pokemon e Naruto, por exemplo.
Recentemente, o Wall-E, da Disney é uma honrosa exceção no panorama atual, alertando para os potenciais perigos futuros de algumas situações bem atuais.
Que bom vcs acharam o tema do nosso trabalho relevante, e que a partir dele houveram discussões e a possiblidade de pensar e repensar sobre o assunto. De fato, é um tema relevante e vale maior atenção, pois as crianças adoram os filmes, desenhos, histórinhas, e acabam, por vezes, reproduzinho o que está presente ali, cabendo aos adultos - pais, professores - estar a par desses programas, e intevir quando necessário.
Obrigada!