Tema Central: Práticas Pedagógicas Intencionais de Educação para a Sexualidade na Escola
A I Conferência On line de Educação Sexual (I COES) é o primeiro evento nesta área temática, a ser realizado totalmente on line. Através desta iniciativa será possível discutir algumas questões relativas à Sexualidade numa perspectiva interdisciplinar, universal e de afetividade, mais próxima da realidade das escolas portuguesas e brasileiras.
O I COES teve a sua inspiração na necessidade que temos vindo a sentir, enquanto professoras responsáveis pela formação de professores/as nas nossas Universidades, de envolver estes/as profissionais da educação, que atuam diretamente na escola, dando-lhes vez e voz para discutirem e trocarem as suas experiências relacionadas com a Educação Sexual e áreas afins. As nossas experiências enquanto investigadoras e professoras atuantes na área de formação de professores/as inicial e contínua em educação sexual, relações de gênero e diversidade sexual, têm demonstrado que estas temáticas têm sido trabalhadas e discutidas de uma forma muito ativa e competente, primordialmente pelos/as profissionais das áreas da saúde - médicos/as e enfermeiros/as - e da área da psicologia. Quanto aos professores/as que têm trabalhado a temática, na maioria dos casos, são aqueles que estão ligados ao ensino das ciências biológicas. O nosso propósito com esta Conferência é o de integrar as áreas da saúde com as áreas da educação e, principalmente, promover e estimular os/as professores/as de todas as áreas a assumir, de forma intencional e emancipatória, o seu papel de educadores/as sexuais, independentemente da sua área de atuação curricular e da faixa etária em que lecionam.
A I Conferência On line de Educação Sexual - I COES - tem por objetivo reunir professores/as de todos os níveis e áreas de ensino, assim como investigadores/as, interessados/as em ampliar os seus conhecimentos na área da sexualidade, da educação sexual, das relações de género e diversidade sexual, através da partilha de experiências, das investigações, das problematizações, assim como das inquietações que têm acompanhado todos/as os que atuam nestas temáticas, com vista à realização de trabalhos intencionais de Educação Sexual numa perspetiva emancipatória, na instituição escolar.
Professores/as de todos os níveis e áreas de ensino, estudantes de cursos na área da educação, investigadores/as e profissionais ligados à área da educação e educadores/as em geral, profissionais de saúde escolar.